União volta a publicar salários

Acesso à informaçãoEm obediência a uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), a União voltou a publicar na internet, de forma individualizada, os salários dos servidores federais.

Na última terça-feira, o presidente do Supremo, Carlos Ayres Britto, suspendeu uma liminar da Justiça Federal do Distrito Federal que impedia novas divulgações e mandava retirar do ar o que já havia sido publicado a respeito dos servidores da União no âmbito dos três Poderes.

Desde 27 de junho estavam disponíveis os salários dos servidores do Executivo. No último dia 2 de julho, o TST (Tribunal Superior do Trabalho) fez o mesmo. No dia 4, foi a vez do Supremo.

Essas informações haviam saído do ar na semana passada, após liminar concedida pelo Tribunal Regional Federal confirmando uma decisão da primeira instância.

De acordo com o juiz da 22ª Vara Federal do Distrito Federal, a divulgação dos salários feria o direito à privacidade dos servidores. “A remuneração dos agentes públicos constitui informação de interesse coletivo ou geral”, afirmou Ayres Brito.

Para o presidente do Supremo, a transparência dos gastos públicos “propicia o controle da atividade estatal pelos cidadãos”. (das agências)

Fonte: O POVO Online

Última atualização em Qua, 18 de Julho de 2012 13:51