Roda de Conversa aborda demandas e projetos para a juventude em Icapuí

Evento realizado pela Secretaria Municipal de Educação promove diálogo entre líderes estudantis e autoridades

#Juventude POR MICHELLY MAIA 19 DE DEZEMBRO DE 2023

Nesta terça-feira, 19 de dezembro, o plenário José Borges dos Reis da Câmara Municipal de Vereadores de Icapuí foi palco de uma importante Roda de Conversa promovida pela Secretaria Municipal de Educação. O evento contou com a participação de André Marinho, Secretário Executivo da Juventude do Estado do Ceará, e líderes gremistas da rede municipal.

Com mediação de Sérgio Araújo - Coordenador de Gestão da Secretaria de Educação, o momento teve como objetivo principal a escuta das demandas da juventude gremista no âmbito escolar e municipal, além da pactuação de projetos que visam melhorar a qualidade de vida e o ambiente educacional.

Durante a Roda de Conversa, foram discutidas diversas pautas e reivindicações levantadas pelos líderes estudantis, incluindo:

Ambiente Escolar - Inclusão, Diversidade e Colaboração: destacando importância de promover ambientes escolares inclusivos, diversos e colaborativos para garantir a qualidade da educação.

Projeto de Resgate para Jovens Fora da Escola: Foi proposta a criação de um projeto para resgatar jovens que não estão matriculados em instituições de ensino, visando proporcionar oportunidades educacionais e sociais.

Dignidade Menstrual: A questão da dignidade menstrual foi abordada, enfatizando a necessidade de garantir condições dignas para as estudantes da rede municipal durante o período menstrual.

Esporte nas Escolas: A importância do esporte no ambiente escolar foi destacada, com ênfase na promoção da saúde, integração e disciplina.

Construção de Quadra Coberta: Foi discutida a necessidade de investimentos na infraestrutura esportiva, incluindo a construção de quadras cobertas para possibilitar a prática de atividades físicas em qualquer condição climática.

Climatização nas Salas de Aula: A busca por melhores condições de aprendizado incluiu a solicitação de climatização nas salas de aula, visando o conforto e bem-estar dos estudantes.

Melhorias na Infraestrutura: Além da climatização, outras melhorias na infraestrutura escolar foram debatidas, visando proporcionar um ambiente mais propício ao ensino e aprendizado.

O debate contou com a presença de autoridades locais, incluindo o vice-prefeito Jobede Cirilo, Eldevan Nascimento - Secretário de Governo, Cláudia Robéria - Coordenadora de Apoio ao Estudante, Carlos Alberto - Articulador da Secretaria de Educação, Thiago Gondim - Presidente da Unificação dos Movimentos Juvenis. Também marcaram presença o Secretário de Educação, Diumberto de Freitas Cruz, e o Secretário de Esporte e Juventude, Ronaldo Lucas.

O Secretário Executivo de Juventude, André Marinho, contribuiu significativamente para o diálogo, compartilhando experiências e perspectivas sobre políticas públicas voltadas para a juventude no estado do Ceará.

Ao final da Roda de Conversa, foram firmados compromissos para dar encaminhamento às demandas apresentadas, com o intuito de implementar ações efetivas que beneficiem a juventude de Icapuí. A continuidade do diálogo entre as partes foi destacada como essencial para o sucesso dessas iniciativas.